Resumo:
O presente Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo aborda uma
proposta de anteprojeto de uma escola de ensino infantil baseada no estudo da
neuroarquitetura como forma de repensar o meio em que se vive, através de
métodos científicos que comprovam a importância do meio e o que se tem envolta
dele. Para isso, foi realizado um estudo teórico a fim de entender qual a importância
do ambiente escolar na primeira infância, como isso impacta no desenvolvimento
físico e neural dos indivíduos. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas
referente ao conceito principal do projeto e a melhor forma de desenvolver esses
ambientes em relação aos seus aspectos ergonômicos, plásticos, bioclimáticos,
entre outros. Também se realizou o estudo de referências projetuais semelhantes
que adotam algum partido parecido com o projeto a ser desenvolvido. E por fim, foi
desenvolvida uma proposta de anteprojeto para uma escola infantil, a partir de
soluções arquitetônicas que contribuam para um melhor desenvolvimento e
aprendizado na vida dessas crianças.