Resumo:
RESUMO: A arte é inerente ao ser humano, embora nem sempre seja explorada, pois na maioria das vezes aflorar esse lado ou não é uma escolha individual, porém, em alguns casos, não se tem a oportunidade. Assim, a Escola de Artes Triad busca disponibilizar a oportunidade de escolher aflorar essa habilidade. Esse projeto arquitetônico foi desenvolvido a fim de suprir a insuficiência de espaços dedicados ao ensino e à prática artística na cidade de Teresina-PI, escolhendo-se o Bairro Frei Serafim para sua localização, devido à sua centralidade e facilidade de acesso para o público em geral, especialmente estudantes. Por meio da Triad, busca-se promover a inclusão e enriquecimento cultural da comunidade, impactando-a de maneira positiva por meio do ensino da arte plástica. Com foco educacional e comercial, o empreendimento visa estimular a criatividade e atender a diferentes demandas de aprendizado, oferecendo workshops e cursos, em níveis variados, em modalidades diversas, desde artes tradicionais como pintura e escultura, até técnicas contemporâneas como arte digital e modelagem 3D. A proposta inclui ainda áreas de exposição abertas ao público, ampliando o acesso à cultura e fomentando o contato entre os artistas, os estudantes e a comunidade, além de proporcionar visibilidade a artistas locais e incentivar os alunos, cumprindo um papel social e educacional. Esse TCC foi fundamentado em uma metodologia qualitativa e interpretativa, com pesquisa bibliográfica, análise de estudos de caso nacionais e internacionais, além de levantamento de dados sobre a cidade e o terreno. O projeto foi dividido em dois volumes: um teórico, abordando os conceitos de arte e arquitetura e as necessidades locais; e outro prático, contendo a elaboração arquitetônica detalhada, com plantas, cortes, fachadas e memorial descritivo. A identidade visual da escola foi inspirada nas cores primárias em um esquema cromático triádico, refletindo a missão de oferecer um ensino artístico diversificado e inclusivo. A escola Triad será um espaço multifuncional, atendendo a demandas educacionais, sociais e comerciais, promovendo o aprendizado e a valorização da arte, o projeto tem o potencial de impactar positivamente a comunidade, fortalecendo a cultura local e incentivando o desenvolvimento artístico e criativo na capital do Piauí. Palavras-chave: Ensino de Artes. Arquitetura. Workshop. Expressão Artística. Desenvolvimento Artístico. ABSTRACT: Art is inherent to human beings, although it isn’t always explored, as most of the time, developing or not this side of themselves is na individual choice, but in some cases, they don’t have the opportunity. Thus, the Triad School of Arts seeks to provide the opportunity to choose to develop this skill. This architectural project was created in order to make up for the lack of spaces dedicated to teaching and artistic practice in the city of Teresina-PI. The choosen location, the Frei Serafim Neighborhood, offers a central position and easy access for the general public, especially students. Through Triad, seeks to promote inclusion and cultural enrichment of the community, impacting it in a positive way through the teaching of visual arts. With an educational and commercial focus, the enterprise aims to stimulate creativity and meet different learning demands, offering workshops and courses, at varying levels, in different modalities, from traditional arts such as painting and sculpture, to contemporary techniques such as digital art and 3D modeling. The proposal also includes exhibition areas open to the public, expanding access to culture and fostering contact between artists, students and the community, in addition to providing visibility to local artists and encouraging students, fulfilling a social and educational role. This TCC was based on a qualitative and interpretative methodology, with bibliographic research, analysis of national and international case studies, and data collection about the city and the site. The project was divided into two volumes: a theoretical one, addressing the concepts of art and architecture and local needs; and a practical one, containing the detailed architectural design, with plans, sections, facades and descriptive memorial. The school's visual identity was inspired by primary colors in a triadic color scheme, reflecting the mission of offering diverse and inclusive artistic education. The Triad school will be a multifunctional space, meeting educational, social and commercial demands, promoting learning and appreciation of art. The project has the potential to positively impact the community, strengthening local culture and encouraging artistic and creative development in the capital of Piauí. Keywords: Arts Education. Architecture. Workshop. Artistic Expression. Artistic development.