Resumo:
RESUMO: As tecnologias de realidade estendida (XR), como a realidade virtual (VR), estão revolucionando a área de Arquitetura e Urbanismo, oferecendo experiências cada vez mais imersivas que permitem visualizar projetos de forma interativa e realista. Originada da evolução tecnológica desde a era da televisão, a realidade virtual utiliza os óculos virtuais para criar sensações realistas com os 6 graus de liberdade, o chamado “6DOF”. Essa tecnologia permite a criação de ambientes virtuais tridimensionais, facilitando a visualização de projetos arquitetônicos e urbanísticos de forma inovadora e em tempo real, dessa maneira, abrangendo uma ampla gama de benefícios que vão desde a redução de erros, até uma compreensão mais aprofundada das proporções do projeto. Nesse contexto, culminando em apresentações mais envolventes, a realidade virtual proporciona ao mercado imobiliário por exemplo, a facilidade de avaliar seus projetos através de tours virtuais imersivos e semi-imersivos, que permitem a simulação da luz natural e o design de interiores, podendo fazer alterações em tempo real dos materiais e revestimentos propostos. Nesse sentido, para os profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, torna-se essencial manter-se atualizado sobre o grande potencial que as tecnologias de XR podem proporcionar aos escritórios que o adquirem em seus processos de apresentação de projeto. Portanto, o trabalho de conclusão de curso propõe uma comparação entre as metodologias tradicionais técnicas 2D e o emprego do uso das novas tecnologias de XR, nos escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Teresina-PI. Assim, tendo como finalidade explorar como essas mesmas tecnologias podem ajudar a minimizar as etapas de alteração e erro projetual, além de maximizar e impactar os clientes nas etapas de apresentação e aprovação de projetos, sem que o mesmo venha a substituir o desenho técnico 2D, mas complementá-lo, enriquecendo o futuro do arquiteto e urbanista com a experiência arquitetônica. Palavras-chave: Tecnologias de realidade estendida. Realidade virtual. Arquitetura. Urbanismo. Experiências imersivas. Projetos interativos. Evolução tecnológica. Óculos virtuais. 6DOF. Ambientes tridimensionais. Redução de erros. Compreensão de proporções. Desenho técnico 2D. ABSTRACT: The technologies of extended reality (XR), such as virtual reality (VR), are revolutionizing the field of Architecture and Urbanism, offering increasingly immersive experiences that allow the visualization of projects in an interactive and realistic manner. Stemming from technological evolution since the television era, virtual reality uses virtual glasses to create realistic sensations with the 6 degrees of freedom, the so-called "6DOF". This technology enables the creation of three-dimensional virtual environments, facilitating the visualization of enhanced architectural and urban projects in an innovative and real-time manner, thus encompassing a wide range of benefits from error reduction to a deeper understanding of project proportions. In this context, culminating in more engaging presentations, virtual reality provides the real estate market, for example, with the ease of evaluating projects through immersive and semi-immersive virtual tours, allowing the simulation of natural light and interior design, with the ability to make real-time changes to proposed materials and finishes. In this sense, for professionals in the field of Architecture and Urbanism, it becomes essential to stay updated on the significant potential that XR technologies can provide to offices that adopt them in their project presentation processes. Therefore, the course completion project proposes a comparison between traditional 2D technical methodologies and the implementation of the use of new XR technologies in the offices of Architecture and Urbanism in Teresina-PI. Thus, with the aim of exploring how these same technologies can help minimize project alteration and error stages, as well as maximize and impact clients in the presentation and approval stages of projects, without replacing 2D technical drawing but complementing it, enriching the future of architects and urban planners with architectural experience. Keywords: Extended reality technologies. Virtual reality. Architecture. Urbanism. Immersive experiences. Interactive projects. Technological evolution. Virtual glasses. 6DOF. Three-dimensional environments. Error reduction. Understanding proportions. 2D technical drawing.