Resumo:
O município de Pedro II, situado no nordeste do Piauí, Brasil, possui em seu território um rico e complexo patrimônio cultural e natural, com ênfase para os modos de saberfazer relacionados à tecelagem manual. O presente trabalho trata da concepção do projeto de um Centro de Artesanato, nomeado Pirapora, erguido a partir da necessidade de preservar esse ofício artesanal da tecelagem. Foi necessário o entendimento dos conceitos que envolvem artesanato e identidade cultural, além do conhecimento de toda a trajetória dessa atividade no município supracitado e sobre a aproximação do design com o artesanato. Dessa forma, o objetivo geral foi desenvolver um Centro de Artesanato que será inserido na área central da cidade com o intuito de fomentar essa produção pelo mundo, e para tanto, os objetivos específicos foram integrar o edifício ao entorno, de modo a fazer o centro de artesanato parte da cidade, criar um espaço de produção para as artesãs que facilite e melhore a produção artesanal, valendo-se de pesquisa bibliográfica e de campo para que eles fossem atingidos. Desse modo, realizou-se levantamentos de dados, como dimensões do terreno, topografia, orientação solar, materiais, entre outros parâmetros que embasasse no desenvolvimento do projeto. Além disso foi realizado estudos de casos semelhantes no âmbito mundial, nacional e regional, afim de analisar a viabilidade do desenvolvimento da proposta projetual. Portanto o projeto de um Centro de Artesanato para a cidade de Pedro II é uma proposta exequível, e que a partir dela, será possível proporcionar ao município, um espaço projetado com o objetivo de incentivar a vivência dessa produção artesanal, o comércio e o ensino da mesma, afim de valorizar e preservar esse patrimônio imaterial da tecelagem em Pedro II.