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dc.contributor.author GONÇALVES, Mariane Duarte
dc.date.accessioned 2024-08-09T16:37:15Z
dc.date.available 2024-08-09T16:37:15Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://web.unifsa.com.br/xmlui/handle/123456789/70
dc.description Orientadora: Ma. Patrícia Pacheco Alves de Oliveira.Examinadora Interna: Dra. Neuza Brito de Área Leão Melo.Convidada:Ana Luíza de Arêa Leão Melo Pinheiro pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As bibliotecas têm o papel de incluir indivíduos na cultura da informação e conhecimento. Atualmente, o conceito de biblioteca está sendo redefinido para que se torne um espaço menos rígido, mais acolhedor e assim permitir o acesso à informação a todos, promovendo a integração e inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) através da acessibilidade. Para inclusão de PcD em espaços públicos deve-se ter como ponto de partida o estudo específico de cada tipo de deficiência e quais suas principais necessidades e limitações, permitindo assim que sejam abordadas Tecnologias Assistivas específicas para que aquele indivíduo tenha completa autonomia dentro do ambiente em que está inserido. No entanto, essa realidade é considerada distante ao analisar o cenário de bibliotecas no Brasil, que conta com um número limitante de edificações e nenhuma delas focadas na inclusão e na acessibilidade. Palavras-Chave: Biblioteca. Inclusão. Acessibilidade. Pessoa com Deficiência. Tecnologias Assistivas. ABSTRACT:Libraries have the role of including individuals in the culture of information and knowledge. Currently, the concept of the library is being redefined so that it becomes a less rigid, more welcoming space and thus allows access to information for all, promoting the integration and inclusion of People with Disabilities (PwD) through accessibility. In order to include PwDs in public spaces, the starting point must be a specific study of each type of disability and their main needs and limitations, thus allowing specific Assistive Technologies to be used so that the individual has complete autonomy within the environment in which they are inserted. However, this reality is considered distant when analyzing the scenario in the city of Teresina-Piauí, which has a limited number of libraries and none of them focused on inclusion and accessibility. Keywords: Library. Inclusion. Accessibility. People with disabilities. Assistive Technologies. pt_BR
dc.description.sponsorship Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Biblioteca pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Pessoa com Deficiência pt_BR
dc.subject Tecnologias Assistivas pt_BR
dc.subject Library pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Accessibility pt_BR
dc.subject People with disabilities pt_BR
dc.subject Assistive Technologies pt_BR
dc.title Biblioteca Sentire pt_BR
dc.title.alternative projeto arquitetônico de uma biblioteca sensorial e inclusiva em Teresina – Piauí. pt_BR
dc.type Monografia pt_BR


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