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dc.contributor.author NASCIMENTO, Denise Gomes Ribeiro
dc.date.accessioned 2024-01-22T16:49:14Z
dc.date.available 2024-01-22T16:49:14Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://web.unifsa.com.br/xmlui/handle/123456789/59
dc.description Orietadora: Profa. Ma. Aline Vilarinho Brandão Lira. Examinador Interno: Profa. Dra. Amanda Cavalcante Moreira. Examinador Externo: Ma. Nayane Áurea Santiago Costa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O Presente Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo trata de estudar as necessidades da criação de Centros de cuidados destinados a crianças que possuem o Espectro Autista, entendendo as especificidades que espaços como esse exigem, proporcionando autonomia, conforto, lazer, qualidade de vida e inclusão. Acredita-se que a inclusão pode proporcionar a essas pessoas oportunidades de convivência em um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social além de melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Portanto, o propósito desse trabalho é analisar e entender a influência do projeto de arquitetura em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo este um estudo voltado para arquitetura social. O objetivo é lançar uma proposta projetual de um Centro Terapêutico para a cidade de Timon – Maranhão, no bairro Parque Piauí II que seja capaz de atender toda essa demanda de um espaço apropriado e adequado para essas crianças. Diante de todas as informações coletadas buscou- se conceituar o projeto a partir do embasamento teórico e dos estudos de caso realizados para compreender o funcionamento desta tipologia construtiva e poder criar um anteprojeto arquitetônico com diretrizes projetuais baseadas nos conceitos de acessibilidade, inclusão e integração social. Palavras-chave: Centro Terapêutico, espectro autista, qualidade de vida, inclusão. ABSTRACT This Final Graduation Work in Architecture and Urbanism deals with studying the requirements of creating Care Centers for children with the Autistic Spectrum, understanding the specificities that spaces like this have, providing autonomy, comfort, leisure, quality of life and inclusion. It is believed that inclusion can provide these people with opportunities to live together in a space for learning and developing social competence, in addition to improving the quality of life of these individuals. Therefore, the main purpose of this work is to analyze and understand the influence of architectural design on people with Autistic Spectrum Disorder (ASD), this being a study focused on social architecture. The aim is to launch a design proposal of a Therapeutic Center for the city of Timon, state of Maranhão, in the Parque Piauí II neighborhood, that can be capable of meeting all demands for a proper and adequate space for these children. In view of all the information collected, the study aimed to conceptualize the project on the theoretical basis and the cases studies to comprehend the functioning of this constructive typology and to be able to create an architectural draft with design guidelines based on the concepts of accessibility, inclusion and social integration. Keywords: Therapeutic Center, autism spectrum, quality of life, inclusion. pt_BR
dc.description.sponsorship Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Centro Terapêutico pt_BR
dc.subject Espectro autista pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Therapeutic Center pt_BR
dc.subject Autism spectrum pt_BR
dc.subject Quality of life pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.title Mãos dadas pt_BR
dc.title.alternative centro terapêutico voltado para crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Timon-Ma pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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