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O presente trabalho tem como tema o Patrimônio Cultural Edificado, mais precisamente,
o complexo da Estação Ferroviária de Teresina, esta que compõe o Patrimônio Ferroviário do
Piauí. A edificação está localizada na Avenida Miguel Rosa, no cruzamento desta com a
Avenida Frei Serafim, e o seu complexo é formado pelo prédio principal, alojamento, armazém
1 e armazém 2, entre outras edificações relacionadas e locadas ao longo do seu terreno. A obra
e as suas relações estabelecidas com o contexto urbano, cultural e socioeconômico, no
município e no estado, foram analisadas e exploradas, com o objetivo de estabelecer um
conhecimento amplo e concreto sobre o bem, para assim obter um entendimento e um
reconhecimento de tal exemplar patrimonial, juntamente para embasar a fundamentação da
intervenção aqui proposta como solução para a sua conservação. Com esse fim, realizou-se uma
pesquisa extensa sobre as teorias do restauro, as orientações das cartas patrimoniais utilizadas
pelos órgãos nacionais e internacionais, a história e a arquitetura ferroviária e a história e
arquitetura do museu, utilizados como base teórica para o desenvolvimento do trabalho.
Estabeleceu-se um comparativo com estudos de casos semelhantes, para assim analisar e avaliar
soluções propostas e utilizadas em exemplares similares ao em estudo. Concluindo, realizou-se
o desenvolvimento da proposta de intervenção para a Estação Ferroviária de Teresina, onde as
soluções mais adequadas e o novo uso foram compatibilizados com a edificação, o que resultou
no projeto do Museu Trilhos do Piauí. |
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